• Menu

O que vestir na Lapónia (frio extremo)

O que vestir na Lapónia (frio extremo)

O inverno na Lapónia pode ser uma estação mágica, mas certamente as temperaturas podem ser extremamente baixas (até -35º graus). E por isso, requer bastante preparação. Se estão a planear uma viagem para visitar a terra do Pai Natal na Lapónia, é muito importante saber que tipo de roupa vestir para se manterem confortáveis e seguros. Deixamos aqui, várias dicas de como se podem preparar para enfrentar estas condições de frio extremo.

1. Camadas, Camadas, Camadas!

Em primeiro lugar, ao lidar com temperaturas extremas, o segredo está nas camadas.  A primeira camada, serve para manter o corpo seco e quente. A segunda camada ou camada isolante, para conservar o calor. A terceira camada ou camada protetora extra, para proteger do vento e chuva.

1ª Camada

  • Camisola Térmica, justa ao corpo. Compramos este modelo da Decathlon.

2ª Camada

  • Camisola Térmica mais larga ou então Polar. Exemplo da Decathlon aqui.

3ª Camada

  • Casaco Polar Quente da Decathlon ou uma camisola de lã. Exemplo aqui.

Por fim e não menos importante, vão precisar principalmente de um bom casaco. Desse modo, compramos o nosso na Decathlon, e é importante que o casaco proteja bem contra o vento e seja impermeável. Deixamos aqui um bom exemplo de casaco que podem utilizar na Lapónia. Compramos o nosso com carapuço, pois é um fator importante devido a fornecer uma proteção extra na parte superior, especialmente nas orelhas.

Ao preparar esta viagem não estávamos a contar, por exemplo, apanhar -30º graus na Lapónia. Como viajamos em modo económico, a nossa principal preocupação era poupar em todos aspetos, incluindo a roupa. No entanto, recomendamos a não pouparem ao comprar a roupa de neve, e comprarem o melhor possível.

laponia
neve
2. Proteja as Extremidades

Mãos

As mãos e os pés são frequentemente os primeiros a ficar frios. Foi principalmente das zonas onde sofremos mais com frio na Lapónia. O ideal é usar luvas por camadas.

1ª Camada

2ª Camada

frio -30
cabelo congelado

Pés

Tal como as mãos, o importante é utilizar meias por camadas de forma a proteger esta parte do corpo.

1ª Camada

  • Meias tradicionais finas de lã, nós compramos as nossas na Decathlon e na Primark.

2ª Camada

  • Meias grossas de lã, se possível de alpaca.

Botas

Botas impermeáveis e resistentes ao frio são imprescindíveis para manter os pés secos e quentes. Em neve com mais profundidade é importante que o nível de impermeabilidade seja alto. Nós optamos por comprar este modelo da Decathlon, visto serem umas botas com boa tração em todo o tipo de neve.

‼️ Dica importante: Se quer registar todos os momentos da sua visita á Lapónia, opte por umas luvas com dedos. Assim, nesse sentido, vai conseguir utilizar o seu smartphone para tirar as melhores fotografias na neve.

3. Gorros e Cachecóis

Entretanto, vamos falar de um aspeto bastante importante, que é cobrir a cabeça. Visto que perde-se uma quantidade significativa de calor através da cabeça, por isso, um bom gorro é essencial (Até o Ramiro que não gosta de usar gorro andava sempre com ele posto). Adicionalmente, um cachecol pode proteger o pescoço e o rosto do vento.

4. Óculos de Sol

A neve reflete a luz do sol, podendo causar cegueira de neve. Um par de óculos de sol com proteção UV é fundamental para proteger os olhos e melhorar a visibilidade em condições de neve intensa.

5. Calças Térmicas

Calças térmicas ajudam principalmente a manter as pernas quentes, enquanto um par de calças corta-vento proporciona uma barreira adicional contra o frio. Tal como no tronco, aqui é importante utilizar várias camadas nas pernas. Desse modo, Certifique-se de que as calças são confortáveis e permitem a movimentação.

artic circle

1ª Camada

  • Calças térmicas de lã merino. Compramos este modelo da Decathlon.

2ª Camada

  • Calças de neve quentes e impermeáveis. Este modelo da Decathlon é um bom exemplo do que podem comprar.
6. Equipamento Técnico

Se estiver a planear atividades específicas na neve, como ski ou caminhadas na neve, certifique-se principalmente de ter o equipamento técnico apropriado. Isso inclui bastões de esqui, crampons, e qualquer equipamento adicional necessário para a sua segurança.

Dica Importante‼️ Na altura arrependemo-nos de não levar um SOS para as mãos. Desse modo na Decathlon pode comprar este SOS, que fornece calor instantâneo e que vai ajudar em situações de frio extremo.

aurora boreal
Checklist para o Frio Extremo

Vestuário

  • Camadas Térmicas
  • Camisola Polar
  • Calças Térmicas
  • Casaco Térmico
  • Casaco de Penas
  • Gorro
  • Luvas
  • Meias de lã
  • Botas impermeáveis e quentes
  • SOS Mãos e Pés (Escalfetas)
  • Bataclava

Equipamento Adicional

  • Óculos de sol escuros para proteção contra o brilho da neve
  • Protetor solar de alto FPS
  • Mochila resistente e impermeável
  • Kit de primeiros socorros

Equipamento Eletrónico

Conclusão

Por fim, preparar-se para o frio extremo é fundamental para garantir uma experiência confortável e segura. Se bem que, ao seguir esta lista com dicas para planear a sua viagem, estará pronto para enfrentar as condições adversas da Lapónia. Em suma, Lembre-se sempre de verificar a previsão do tempo antes da viagem e ajustar a sua checklist conforme necessário. Boas aventuras na Lapónia!

Segue-nos nas redes Sociais

🏥 Vamos falar de algo super importante para garantir que a tua próxima aventura é tranquila do início ao fim: o seguro de viagem da Iati Seguros. Porquê Iati, perguntas tu? Bem, deixa-nos contar-te. A Iati não é apenas mais uma seguradora. Aliás, é a tua garantia de que, aconteça o que acontecer durante a tua viagem, estarás seguro. Portanto qualquer emergência relacionada com saúde, este cobre também outros incidentes, como é o caso do roubo, perda ou atraso de bagagem ou a eventual necessidade de cancelar a viagem, etc. Reservem aqui o vosso seguro de viagem e aproveitem o nosso desconto de 5% por serem leitores do blog. A compra deve ser feita através deste link

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *