• Menu

Descobre a magia da Lapónia

Descobre a magia da Lapónia

Rovaniemi, a cidade onde a magia ganha vida! Um destino verdadeiramente mágico e inesquecível. Localizada na Lapónia, norte da Finlândia, Rovaniemi é a casa oficial do Pai Natal, a cidade que parece que um globo de neve ganhou vida. Sem dúvida o melhor local para quem deseja vivenciar a atmosfera natalícia de forma única. Descobre a magia da Lapónia.

Neste artigo, vamos explorar algumas das atividades imperdíveis para tornar a tua visita a Rovaniemi inesquecível. 

Atividades na Lapónia Finlandesa

Ho Ho ho, bem vindos a Rovaniemi ! Em Rovaniemi terás a oportunidade de conhecer o próprio Pai Natal na Santa Claus Village e tirar uma fotografia com ele.  Aqui também fica localizado o Círculo Polar Ártico, onde podem vê-lo marcado com uma fila de lanternas e luzes azuis.  A atmosfera natalícia que envolve este local é simplesmente mágica, com renas, elfos, e muita neve a contribuir para uma experiência de sonho. 

Para além da “Santa Claus Office/House”, há muitos mais sítios onde se podem divertir e desfrutar da magia do Natal, como “Mrs Santa Claus Christmas Cottage”, “Elf Hat Academy”, “Elf’s Famyard”, algumas lojas de souvenires, “Husky Park”, passeios de trenó de renas  e muito mais.   Podem encontrar vários restaurantes e cafés dentro do Santa Claus Village, como o “Santa Salmon Place” onde comemos o melhor salmão enquanto bebíamos Glögi. Podes ver aqui mais informação sobre estas atividades.

Atividades em trenós de renas e huskies

A Lapônia é conhecida pela sua deslumbrante paisagem coberta de neve, e uma das melhores maneiras de a explorar é através de uma atividade em trenós puxados por renas ou huskies.  As renas desempenham um papel importante na cultura da Lapónia, e sabiam que existem mais renas que pessoas na Lapónia?

Quem não amaria atravessar uma floresta cheia de neve, guiada por renas ou huskies? Estas são das experiências mais incríveis que vos permitirá apreciar a natureza intocada da região enquanto deslizam silenciosamente pela neve. 

Em Rovaniemi podem fazer o passeio a trenós, e também podem encontrar mais de 100 Huskies siberianos e aprender mais sobre estes animais maravilhosos.  É uma experiência incrível, os animais são bem treinados e adoráveis (há algumas regras que terão de seguir) tornando esta atividade adequada para toda a família. A atividade com os Huskies reservamos pela Nordic Unique Travels a tour, e ficou por 89 euros por pessoa.

Nesta experiência, para além do passeio a trenó, tivemos a oportunidade de passar algum tempo com os huskies, e beber chá quente de frutos vermelhos, comer bolachas de gengibre, dentro de uma Kota (cabana de madeira finlandesa com fogueira lá dentro) enquanto aprendemos mais sobre os huskies. 

Ao reservarmos as tours com a Nordic Unique Travels na Lapónia, eles fornecem os fatos de neve, botas de neve e até luvas para estarmos aquecidos e mais confortáveis durante as tours.  Mesmo assim, aconselhamos a irem bastante agasalhados, principalmente no passeio com os huskies, pois com a velocidade do trenó, poderá se sentir bastante frio. 

Observação de Auroras Boreais

A Lapónia é um dos melhores lugares do mundo para observar as misteriosas Auroras Boreais. Durante a temporada de inverno, as noites estreladas oferecem um cenário perfeito para testemunhar este espetáculo natural incrível. Muitas empresas locais oferecem passeios guiados para encontrar as melhores áreas para observar as luzes dançantes do norte. Nós reservamos este tour através da empresa local Nordic Unique Travels. Ficou por 79 euros por pessoa já com  com bbq. Grelhamos numa fogueira salsichas e marshmallows, enquanto esperávamos pelas auroras.

De referir que nem sempre é possível observar as famosas Auroras á primeira tentativa, visto que vai depender muito das condições meteorológicas.
Normalmente, nesta zona, é possível observar as Auroras desde inicio de Setembro até ao final de Abril.
Através deste site conseguem ter previsões de quando será possível ver as auroras. Aconselhamos a marcarem a tour após verificarem neste site se está previsto existir condições para observar as famosas luzes.

Na zona do Museu Arktikum (centro de ciência que apresenta exposições sobre a natureza, cultura e história da Lapónia e do Ártico), também é um local conhecido perto da cidade onde podem ver as auroras boreais. 

Snowmobile

Se querem mais adrenalina durante a vossa viagem à Lapónia, então aconselhamos a fazerem a tour de snowmobile.  Fizemos esta tour com a Nordic Unique Travels, e foi uma experiência inesquecível. 

A mota tem punhos aquecidos, o que é ótimo para quando forem fazer esta tour com -20 graus no meio da floresta ou perto de lagos gelados. Nesta atividade também esta incluído roupa, botas, capacete, balaclava e luvas.  Para esta atividade não precisam de carta de condução. 

Explorar Natureza/Florestas

Aqui estão alguns locais que visitamos onde podem para fazer trilhos, e desfrutar de toda a beleza da Lapónia. 

Ounasvaara: Situada perto de Rovaniemi, tem trilhos incríveis para fazerem caminhadas durante todo o ano. Durante o inverno podem ver várias fogueiras dispersas pela floresta onde se podem aquecer. Há vários locais a esquiar e a fazer snowboarding, assim tenham sempre atenção por onde caminham.  Fizemos este trilho por volta das 12h e tivemos a oportunidade de ver o pôr-do-sol neste local. 
Santa Claus Village: À volta da vila vão encontrar belas paisagens de florestas. Fizemos um pouco deste trilho e adoramos. 
Vikaköngäs: Principalmente um local incrível para fazer uma caminhada e apreciar os rios e lagos.

Onde ficar a dormir em Rovaniemi

Rovaniemi, na Finlândia, é uma cidade conhecida por ser a terra natal do Pai Natal. Existem várias opções de alojamento na cidade, que vão desde hotéis de luxo até hostels e cabanas aconchegantes. Aqui estão algumas opções de onde ficares em Rovaniemi:

  1. Hotéis: Existem vários hotéis luxo em Rovaniemi, como o Arctic Light Hotel, o Santa’s Hotel Santa Claus e o Scandic Rovaniemi. Estes hotéis oferecem comodidades e conforto de luxo. Para quem não procura poupar nos alojamentos esta é sem dúvida a melhor opção.
  2. Cabanas e Igloos: Se preferires uma experiência mais rústica, aconchegante e inesquecível, podes considerar alugar uma cabana ou um igloo na região. Muitos deles vêm equipados com saunas privativas e outras comodidades que permitem até ver as Auroras Boreais.
  3. Hostels: Para viajantes com orçamento mais limitado, há Hostels em Rovaniemi, como o Hostel Café Koti e o Hostel Rudolf. Essas opções oferecem principalmente alojamentos a preços mais acessíveis.
  4. Apartamentos/Airbnb: Uma ótima opção para famílias ou casais em low budget. Nós optamos por esta opção pois era sem dúvida o que ficava mais em conta para nós. Este airbnb está muito bem localizado, mesmo no centro de Rovaniemi, junto á paragem de autocarro que nos levava á Santa Claus Village.
  5. Hotéis de gelo: Rovaniemi também é conhecida pelos seus hotéis de gelo, como o SnowCastle of Kemi, que é uma experiência única e mágica, embora seja sazonal e apenas esteja disponível no inverno.

Lembra-te de que a disponibilidade dos alojamentos pode variar dependendo da época do ano em que estás a planear visitar Rovaniemi, por isso, é aconselhável fazer as reservas com bastante antecedência, especialmente durante a alta temporada de inverno, quando a cidade é muito procurada sobretudo por turistas em busca de experiências de Natal.

Considerações Finais

A cidade do Pai Natal, é um destino verdadeiramente mágico para aqueles que desejam vivenciar o espírito natalício de uma forma única. Com a oportunidade de conhecer o Pai Natal, explorar a bela paisagem lapónica e participar em atividades emocionantes. Descobre a magia da Lapónia.

💊 Vamos falar de algo super importante para garantir que a tua próxima aventura é tranquila do início ao fim: o seguro de viagem da Iati Seguros. Porquê Iati, perguntas tu? Bem, deixa-nos contar-te. A Iati não é apenas mais uma seguradora. Aliás, é a tua garantia de que, aconteça o que acontecer durante a tua viagem, estarás seguro. Portanto qualquer emergência relacionada com saúde, este cobre também outros incidentes, como é o caso do roubo, perda ou atraso de bagagem ou a eventual necessidade de cancelar a viagem, etc. Reservem aqui o vosso seguro de viagem e aproveitem o nosso desconto de 5% por serem leitores do blog. A compra deve ser feita através deste link

Deixar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

1 comment